Núcleo Comum dos Cursos ST da área de Gestão Semestre: 1º reg. / 4º Flex



PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI CURSO: Núcleo Comum dos Cursos ST da área de Gestão PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Curso: Núcleo Comum dos Cursos ST da área de Gestão Semestre: 1º reg. / 4º Flex Disciplinas:  Empreendedorismo  Gestão de Projetos  Modelos de Gestão  Homem, Cultura e Sociedade  Legislação Social e Trabalhista Professores  Ewerton Cangussu  Natália Woitas  Emilia Okayama  Maria Eliza Pacheco  Janaina Vargas Testa Competências:  Compreender e aplicar conceitos teóricos em situações práticas atinentes às disciplinas de: empreendedorismo, gestão de projetos, modelos de gestão, homem, cultura e sociedade e legislação social e trabalhista. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades:  Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico.  Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise críticoreflexiva.  Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdis ciplinar.  Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade.  Permitir que o indivíduo consiga ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. Objetivos da Aprendizagem:  A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo dirigido a distância.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Startup sustentável: um caso de empreendedorismo verde”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL  Todos os procedimentos devem ser realizados dentro do prazo devido;  A produção textual deve ter pelo menos 15 páginas. No entanto, as páginas relativas às referências não compõem o número de laudas especificadas;  A produção interdisciplinar é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de outro aluno ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo o aluno reprovado na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei, e deve ser evitada no âmbito acadêmico;  Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em PDF. O formato utilizado deverá ser WORD;  É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;  Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho);  A Produção Textual deverá ser desenvolvida seguindo uma estrutura lógica;  Para o desenvolvimento do trabalho, recomenda-se consultar e se fundamentar nas tele aulas, web aulas, sugestões de leitura e no livro-texto disponível na Biblioteca Digital, bem como, contar com a orientação dos tutores a distância por meio do sistema de mensagens. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI 2. Leitura e interpretação da SGA Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas a elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerado o caso hipotético “Startup sustentável: um caso de empreendedorismo verde” apresentado na sequência. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Situação-problema: Startup sustentável: um caso de empreendedorismo verde Os dias de hoje são extremamente desafiadores para as pessoas, para as organizações, para a sociedade, para as nações e para o próprio planeta. Vivemos num mundo globalizado, múltiplo, complexo, desigual, disruptivo, desafiador. Novas tecnologias da informação e da comunicação tomaram de assalto nossas vidas e nosso tempo. Desde que o ser humano passou a usar o seu telencéfalo altamente desenvolvido para criar ferramentas que viabilizassem sua subsistência e seu conforto, surgiram as invenções, a produção, o comércio, a exploração intensiva dos recursos do planeta. Podemos observar a hegemonia do modo de produção capitalista e as suas interferências com o abuso da exploração dos recursos naturais e com a poluição ambiental. Neste contexto, começou-se a perceber que, para viabilizar a própria manutenção do modo de vida atual, deveria haver uma preocupação maior com o grau de exploração dos recursos naturais. Surgiram conceitos como responsabilidade social, socioambiental, socioambiental ampliada e sustentabilidade. Estes temas são tratados com certo desdém por uma parte das nações, mas, por outro lado, surgiram inúmeras organizações ambientais dispostas a alertar e a lutar por um modo de produção que fosse menos predatório e mais responsável. Nada obstante, seus esforços se mostraram insuficientes para gerar transformação em grande escala na sociedade. Para Michael Porter (https://www.youtube.com/watch?v=0iIh5YYDR2o) isto acontece, justamente, pela dificuldade de alocar recursos em volume suficiente para este tipo de causa. Onde encontrar estes recursos? Os maiores volumes de recursos estão, justamente, na produção e no comércio. Isto PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI parece explicar o surgimento de um novo tipo de empreendimento que vem ganhando força nos mercados mundiais: o empreendedorismo verde, que parece estar dando uma solução para este dilema. Considere um empreendedor que, orientado por sua genuína preocupação com o bem-estar das pessoas e do planeta, decidiu constituir uma startup que operasse de uma forma mais alinhada com seus valores, especializada em produzir bens a partir de lixo, como o plástico e outros resíduos descartados. Este empreendedor sabe que a coleta dos resíduos é algo trabalhoso devido à grande capilaridade que existe no consumo de plástico, que é muitíssimo disseminado. Na construção de seu texto você deve elaborar um documento que o auxilie a obter o conhecimento necessário para que suas atividades empresariais sejam bem-sucedidas. Seu texto deve contemplar, numa dissertação, elementos que tratem de aspectos relacionados ao conteúdo das disciplinas de: Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Modelos de Gestão, Homem, Cultura e Sociedade e Legislação Social e Trabalhista; Passo 1: Empreendedorismo: Faça uma pesquisa e responda: a) Quais são as características do empreendedor social? b) Quais são as características da economia ou empreendedorismo verde? c) O que é uma startup? Estímulo ao intraempreendedorismo entre os funcionários da empresa: d) Considerando a SGA, o que é o intraempreendedorismo e quais os fatores devem estar presentes para que ele seja estimulado dentro da organização? Passo 2: Gestão de Projetos: A comunicação é um fator chave em qualquer tipo de projeto, seja na esfera local, nacional ou internacional. A comunicação é essencial em todos os meios para que haja alinhamento, troca de experiências e definições importantes para que um projeto seja colocado em prática. Infelizmente, a comunicação é apontada como a maior deficiência em gestores de projetos, os quais, devem conhecer sua importância e trabalhar para desenvolvê-la no meio de trabalho. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Você, como fundador de sua startup e gestor deste projeto, deverá administrar e melhorar a comunicação! Frente a isto, responda as questões com base na SGA e em seus conhecimentos adquiridos na disciplina: a) Quais os processos essenciais da gestão da comunicação na aplicação de um projeto, como o de sua startup? Descreva-os. b) Qual é o seu papel, como gerente de projetos, no gerenciamento da comunicação? Passo 3: Modelos de Gestão: Pensando em uma empresa de startup e a sua estrutura organizacional, pesquise e responda: a) O que é uma empresa de estrutura orgânica e quais são as suas principais características? b) Quais são os principais benefícios de se implantar essa estrutura em uma empresa de tecnologia com vocação para inovação e resultados de sustentabilidade socioambiental? Passo 4: Homem, Cultura e Sociedade: Ao longo da história, diferentes sociedades mantiveram formas de relacionamento com a natureza diferenciadas, conforme as condições do processo de transformação, para o atendimento da sobrevivência humana. O modo de produção capitalista representa uma forma de produção expansiva e linear, para garantir a ampliação do capital e a sua acumulação. Essa dinâmica, coloca - se incompatível com a dinâmica da natureza, o tempo de recuperação dos ecossistemas não é compatível com os tempos da produção econômica capitalista, tempo esse que está cada vez mais curto, colocando em risco um conjunto de espécies e a própria dinâmica de funcionamento dos ecossistemas. Observa-se que em nenhum outro momento histórico da humanidade essa incompatibilidade do capitalismo com o ecossistema foi tão dramática. A forma como utilizamos os espaços para a produção social, tem ensejado uma serie de riscos sinérgicos, uma associação de dinâmicas da natureza e dinâmicas tecnológicas, injustiças e desigualdades sociais que fazem parte dos desastres ambientais. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Essas reflexões podem ser aprofundadas na leitura do livro didático da disciplina de “Homem, cultura e sociedade, (unidade 3 e 4), CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUES, Carla Regina Mota Afonso; PINTO, Rosângela de Oliveira. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 175-176. Também para aprofundamento da questão, assista o vídeo: Capitalismo e Colapso Ambiental - Luiz Marques. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_tuBDRmrqTs. Acesso 30 de jan. de 2020 Desta maneira, questiona-se: a) Sabendo que a degradação ambiental do planeta tem sua origem na atividade humana, basicamente, na atividade econômica do capitalismo global, quais as possibilidades de mudarmos esse quadro contraditório, buscando a preservação da vida? Passo 5: Legislação Social e Trabalhista: No que diz respeito ao mundo do trabalho, as inovações tecnológicas e as novas demandas produtivas também alçaram mudanças em relação às normas trabalhistas, de forma que a legislação pudesse estar mais adaptada às exigências de mercado. Considerando, por exemplo, o surgimento de demandas produtivas mais sazonais nas empresas e menos fixas, a Lei nº. 13.467/2017, mais conhecida como “Reforma Trabalhista”, inseriu no artigo 443 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) uma nova modalidade de contratação: o trabalho intermitente. Diante dessa inovação legislativa, pesquise e responda, de maneira fundamentada, aos seguintes itens: (I) Qual o objetivo do trabalho intermitente e quando ele pode ser utilizado? (II) Quais são os direitos do empregado que desenvolve suas atividades por meio do trabalho intermitente? (III) Em sua opinião, o trabalho intermitente é um instrumento de modernização do trabalho ou pode ser uma ferramenta de precarização do trabalho? PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI 3 - Critérios avaliativos Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e a pontuação a ser dados pelo tutor a distância. Critério Significado Coerência, clareza e coesão A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso. Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados em TODAS as disciplinas do semestre. Riqueza de argumentação O conteúdo tem relação direta com o tema, traduz uma reflexão crítica e contempla os pontos estabelecidos no roteiro. Organização dos conteúdos O desenvolvimento do trabalho deve seguir uma sequência que incorpore os conteúdos apresentados de forma condizente. Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita ortográfica e estrutura solicitada. Observação: O seu tutor a distância estará à disposição para orientações sobre a Produção Textual por meio do sistema de mensagens. 4. Referências BRASIL. DECRETO-LEI Nº. 5.452 de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Presidência da República, Brasília, DF, 1 de maio de 1943. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em 30 jan 2020. CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUES, Carla Regina Mota Afonso; PINTO, Rosângela de Oliveira. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. ENDEAVOUR. O que é empreendorismo: da inspiração à prática. Disponível em: https://endeavor.org.br/tudo-sobre/empreendedorismo/ PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI JULIANO, Marcio de Cassio. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 252 p. Lourenço, A. G. & Schröder, D. S. (2003). Vale investir em responsabilidade social empresarial? Stakeholders, ganhos e perdas. Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades, vol. 2. São Paulo/Petrópolis: Instituto Ethos, pp. 77-119. MARTINEZ, L. Curso de direito do trabalho. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2018. PAES, E. S; VILGA, V. F. Gestão de projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. JULIANO, Márcio de Cassio. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2016. PORTES, Michael. Por que os negócios podem ser úteis em resolver problemas sociais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0iIh5YYDR2o Acesso em 29.01.2020. ROBBINS, Stephen P.; DECENZO, David A.. Fundamentos de Administração- Conceitos essenciais e aplicações. São Paulo: Prentice Hall, 2004. (CAP. 03) RODRIGUES, Edna de Almeida. Modelos de Gestão. Londrina: Editora e Distribuidora Educadional S.A., 2006. SEBRAE. O que é ser empreendedor. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-serempreendedor,ad17080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD TESTA, J. C. da S. V. Legislação social e trabalhista. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2018. Bom trabalho a todos! Equipe de professores. L

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