Aspectos filosóficos, sociológicos e pedagógicos na Educação Infantil
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Licenciatura em Pedagogia
CURSO: Licenciatura em Pedagogia
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Licenciatura em Pedagogia
Curso: Licenciatura em Pedagogia Semestre: 3º /.4º
Disciplinas: • Sociologia da Educação
• Legislação Educacional
• Teorias e Práticas do Currículo
• Filosofia da Educação
• Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Condições de
Aprendizagem na Educação Infantil
Competências: • Compreender a concepção de sujeito a ser formado a partir
dos fundamentos teóricos que embasam a etapa da
Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular –
BNCC;
• Articular aspectos filosóficos e sociológicos à prática
docente, tendo em vista a formação do sujeito crítico e
autônomo.
Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá
desenvolvido as seguintes competências e habilidades:
• Estabelecer a relação teoria e prática no instante do
planejamento de atividades, de modo que elas atendam aos
conhecimentos e saberes a serem desenvolvidos nos campos
de experiência indicados na BNCC;
• Possibilitar a vivência de trabalho em grupo, promovendo a
capacidade de adaptação, comunicação e integração do
espírito de equipe;
• Promover uma postura investigativa e de análise críticoreflexiva sobre o que acontece no dia a dia da escola;
• Formar professores que tenham capacidade de adaptação e
flexibilidade para atuação na perspectiva interdisciplinar.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Licenciatura em Pedagogia
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Interpretar os fundamentos teóricos apresentados nos
textos indicados;
• Identificar as especificidades do trabalho a ser desenvolvido
na Educação Infantil;
• Entender que as atividades planejadas na produção textual
podem ser aplicadas no contexto do estágio curricular e da
escola, quando do exercício da profissão docente.
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta desta Produção Textual Interdisciplinar intitulada Aspectos filosóficos,
sociológicos e pedagógicos na Educação Infantil tem por objetivos abordar os conhecimentos
desenvolvidos nas disciplinas do semestre, possibilitando a articulação com o que está proposto na
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017), documento norteador dos saberes a serem
contemplados nas práticas pedagógicas efetivadas no contexto da Educação Básica. No entanto,
ressalta-se que neste contexto serão tecidas reflexões sobre a organização do trabalho pedagógico
na Educação Infantil, tendo em vista oportunizar-lhe um olhar mais ampliado para ações que
favoreçam a articulação dos conhecimentos advindos da convivência extraescolar com aqueles
sistematizados na escola, nomeados por científicos. Para isso, faz-se necessário planejar atividades
que oportunizem o desenvolvimento dos saberes e conhecimentos propostos nos campos de
experiência, conforme apresentados na BNCC (1. O eu, o outro e o nós; 2. Corpo, gestos e
movimentos; 3. Traços, sons, cores e formas; 4. Escuta, fala, pensamento e imaginação). (BRASIL. Base
Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica,
2017.)
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Licenciatura em Pedagogia
Ao embasar as práticas docentes nos campos de experiência é possível proporcionar às
crianças o desenvolvimento da fala, necessária para a construção da linguagem que se reflete em
pensamento e imaginação, condições necessárias para a formação do sujeito crítico e reflexivo. Além
deste aspecto, é importante também desencadear o aprimoramento do saber ouvir, porque essa
ação faz parte do desenvolvimento da capacidade do respeito ao outro e, portanto, está intrínseca à
formação de valores que sustentam as escolhas no âmbito da ética e da moral. Ao concretizar a ação
docente voltada para tais questões, tem-se no dia a dia da sala de aula os pressupostos filosóficos e
sociológicos, essenciais no processo de ensinar e de aprender.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, vocês devem
elaborar um texto e a atividade solicitada para o campo de experiência eu, o outro e nós, conforme
orientações posteriores, tendo como base o material disponibilizado. Não se esqueça de que o
trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define
o conjunto de conhecimentos, competências e habilidades que devem ser aprendidas e
desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Frente ao exposto, consta na BNCC orientações acerca
de como deverá ser desenvolvida a ação educativa na Educação Infantil, visto ser a primeira etapa
deste nível de educação que precisa articular no seu dia a dia as ações de cuidar e educar. A BNCC
prevê também que na Educação Infantil as crianças vivenciem suas experiências por meio dos eixos
interações e brincadeiras e que a organização curricular se dê por meio dos campos de experiência.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Licenciatura em Pedagogia
Logo, ao ser um documento normativo, necessita ser estudado e compreendido pelos Centros de
Educação Infantil, porque sabe-se que até o ano de 2020 todas as escolas devem adequar seus
currículos aos fundamentos apresentados na BNCC.
Considerando as adequações a serem realizadas, os professores de um Centro de Educação
Infantil estão estudando a BNCC e outros textos que tratam de como essa etapa da Educação Básica
está apresentada no referido documento, pois eles devem elaborar seus planos de aula a partir dos
pressupostos nele apresentados. Ao perceberem a necessidade de aprofundar seus conhecimentos
sobre os campos de experiência decidiram organizar um grupo de estudos para que, a partir da
interação, pudessem compreender melhor quais atividades poderiam ser desenvolvidas em cada
campo de experiência. A professora Juliana, que compõe essa equipe, ficou responsável por
apresentar ao grupo a descrição de uma sequência de atividades relacionadas ao campo de
experiência O eu, o outro e o nós, para crianças em idade pré-escolar, de 4 e 5 anos.
Situação-problema (SP)
Atentando para o que consta na BNCC, que deve nortear o currículo da escola, as práticas
pedagógicas devem se voltar para a formação do sujeito crítico e reflexivo. Pensando em propostas
relacionadas ao campo de experiência Eu, o outro e nós, a professora Juliana começou a refletir sobre
os princípios presentes do referido campo. A partir de seus estudos verificou a necessidade de
contemplar em sua proposta aspectos relacionados ao convívio com o outro, o respeito as diferenças,
a importância da inclusão, e demais aspectos filosóficos e sociológicos da relação do eu com o outro.
Antes de apresentar aos professores a atividade sobre o campo de experiência Eu, o outro e nós, a
professora Juliana achou relevante explanar como a etapa da Educação Infantil e os campos de
experiência estão fundamentados na BNCC.
Agora, imaginem que o grupo de vocês devem realizar a mesma atividade desenvolvida pela
professora Juliana, ou seja:
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Licenciatura em Pedagogia
1.Elaborar um texto que exponha sobre os aspectos sociológicos, filosóficos e pedagógicos
presentes na Etapa da Educação Infantil na BNCC, abordando as especificidades do trabalho a ser
desenvolvido e articulando o conteúdo apresentado com as reflexões realizadas nas disciplinas ao
longo do semestre.
2.Ao tratar dos campos de experiência, além de descrever a compreensão sobre o que cada
campo apresenta (1. O eu, o outro e o nós; 2. Corpo, gestos e movimentos; 3. Traços, sons, cores e
formas; 4. Escuta, fala, pensamento e imaginação; 5. Espaços, tempos, quantidades, relações e
transformações), o grupo deverá descrever uma sequência de atividades relacionadas ao campo de
experiência Eu, o outro e nós, para crianças em idade pré-escolar, de 4 e 5 anos.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Após análise da situação-problema, você deverá realizar as seguintes etapas:
1º) Realização da leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, o acadêmico
também poderá utilizar para a elaboração do projeto os materiais disponibilizados pelas disciplinas
de semestre
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF,
2017. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexotexto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: jul.
2019. (etapa da Educação Infantil – p. 33-50)
OLIVEIRA Zilma de Moraes Ramos. Campos de experiência: efetivando direitos e aprendizagens na
educação infantil. Ministério da Educação. São Paulo: Fundação Santillana, 2018. Disponível em:
http://movimentopelabase.org.br/acontece/os-campos-de-experiencia-da-educacao-infantil/
Acesso em: jul. 2019.
2º) Após a leitura e as reflexões realizadas sobre os textos propostos, deverá ser elaborado
um texto, a respeito de como a Educação Infantil se apresenta na BNCC, atentando para os
fundamentos teóricos apresentados nos campos de experiência. Posteriormente deverá ser
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Licenciatura em Pedagogia
elaborada uma atividade para o campo de experiência eu o outro e o nós, considerando os aspectos
sociológicos, filosóficos e pedagógicos inerentes a prática docente.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Você deverá elaborar um material (Produção Textual Interdisciplinar Individual - PTI) de forma
coesa e coerente e com argumentos acadêmico-científicos de modo fluido com as seguintes partes:
Introdução: Contextualização da SGA apontando de maneira superficial, principalmente, os
conteúdos que serão desenvolvidos ao longo do texto;
Desenvolvimento: O desenvolvimento da produção textual é a parte dos elementos-textuais
na qual se concentram a fundamentação teórica, a apresentação dos dados coletados pelo autor e o
desenvolvimento das ideias. Nessa parte o autor precisa ser o mais claro possível. Não é necessário
ser breve, as ideias podem ser explicadas com calma e em detalhes, para que o entendimento dos
leitores seja o máximo possível. Lembrem-se: o trabalho deverá ter coesão, portanto, deve
apresentar uma discussão ao invés de respostas diretas.
Conclusão: Em um único parágrafo - a conclusão que você chegou sobre a SGA será redigida
ao considerar, em especial, o título da temática dessa produção textual.
Referências: Para fazer a lista das referências das obras que foram consultadas siga as normas
da ABNT, conforme as orientações (Normas Para Elaboração e Entrega da Produção Textual) para a
formatação da produção textual interdisciplinar individual.
Assim, você deverá entregar o trabalho finalizado a partir das normatizações de trabalhos
acadêmicos com os seguintes itens:
CAPA (Deve conter: Nome da Instituição, Curso, Nome do aluno, Título, Disciplinas, Nomes
dos Tutores presencial e a distância, Ano e Cidade)
CONTRA CAPA (Nome do aluno, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores, Ano e Cidade)
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Licenciatura em Pedagogia
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
4 REFERÊNCIAS
ORIENTAÇÕES PARA A FORMATAÇÃO DO TRABALHO
CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO
O trabalho realizar-se-á de acordo com as normas da ABNT de acordo com as instruções
descritas no anexo “Apresentação formal de um trabalho científico – portfólio” para facilitar a
realização. O seu tutor eletrônico estará à disposição para orientações e atente-se para o prazo de
envio da atividade.
A atividade deverá ser realizada individualmente.
Atenção ao prazo de inserção do arquivo na pasta do Ambiente Virtual.
Todas as fontes de pesquisas citadas deverão ser referenciadas no texto e relacionadas ao
final da atividade.
Os tutores à distância deverão ser contatados para orientações sobre o desenvolvimento da
atividade.
ATENÇÃO: fiquem atentos para o prazo de envio da atividade.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e a nota a ser
atribuída pelo tutor a distância.
• Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT.
• Respeito ao número de páginas solicitadas.
• Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,
desenvolvimento e conclusão).
• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma
padrão.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Licenciatura em Pedagogia
• Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos:
clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente
citados.
Lembre-se de que seu/sua Tutor/a à Distância está à disposição na Sala do Tutor para lhe
atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite
esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de
nível universitário.
Um ótimo trabalho!
Equipe de professores
Comentários
Postar um comentário